Proxima parada: Suíça. Como várias pessoas comentaram que a paisagem até a Suíça era muito bonita, decidimos ir de trem durante o dia (o plano original era avião ou trem norturno).
De Veneza a Milão, de Milão à Genebra. De quebra passamos ao lado do lago Maggiore, no norte da Itália. Região bonita. À medida em que iamos chegando perto da Suíça, a paisagem ia se transformando, e começamos a ver os primeiros sinais dos Alpes. Até engraçado: qualquer sinalzinho de neve, já corriamos de um lado ao outro do trem pra tirar umas fotos. Os locais, acostumados à paisagem, devem ter achado meio bizarro aquela empolgação toda. Mas afinal, tamos aqui pra isso...
Genebra é beeeem diferente das cidades italianas. Tudo é bem mais amplo, as ruas são bem limpas, os carros são mais bacanas. Sede de diversos órgãos internacionais (ONU, Cruz Vermelha, etc), acho que deve ser a cidade mais internacional do mundo. Mais da metade da população é estrangeira.
Diferente também o público do albergue. Ao invés de apenas turistas, muitos estavam na cidade a trabalho e viam o albergue como uma opção de estadia barata.
À beira do lago Geneve, sinceramente, a cidade é bonita, mas não tem muita coisa pra fazer. Imperdìvel é a visita à ONU. De hora em hora pode-se fazer uma visita guiada, com explicações sobre a estrutura e o funcionamento da organização. Vale a pena. É interessante ver como tudo funciona.
O principal ponto turístico é o Jet d'Eau, um jato de água no lago... Um jato de água?! Pois é, só que esse jorra água a 200km/h, atingindo (segundo eles) 140 m de altura, o equivalente a um prédio de 45 andares. Pode reparar, em todas os postais da cidade o jato está lá. Imenso.
Em seguida, fomos procurar o Relógio das Flores. O guia fala que é um relógio gigante, no meio de uma praça, formado por 6.500 espécies de flores. Claro que tinhamos que ver. Só que chegando na tal praça, nada de acharmos o relógio. Andamos pra lá, pra cá. Também de nada adiantou perguntar pros vários nativos, que sempre nos apontavam o lugar de onde tínhamos vindo. Parecíamos duas baratas tontas, andando de um lado ao outro. No final, descobrimos: a cidade está em polvorosa por causa da EuroCopa que será em junho na Austria/Suíça. O relógio de flores está sendo substituído. Tiraram todas as flores, e estão replantaram algumas para formar o desenho de uma bola de futebol... Passamos várias vezes pela tal bola, e nem nos tocamos que poderia ser o relógio... No tal clima da copa, até colocaram um balão gigante em forma de bola de futebol ao lado do Jet d'Eau... Imagina se fosse a copa do mundo.
No albergue, conhecemos um casal de alemães malucos. Têm perto de 50 anos, e estão indo da Suíça à Espanha por 3 semanas... Nada demais, se eles não fossem ... a pé!!!!! Caminham 25 km por dia, durante 7 horas... Sem lenço sem documento, eu voooooou... Agora a Claudinha não tem nem mais coragem de reclamar das nossas míseras maratonas turísticas do dia inteiro...
Suíça é a terra de várias coisas: canivetes, chocolate, queijo, bancos, relógios... Só que nosso parco orçamento só deu pra experimentar o chocolate. Mas valeu a pena, é realmente bom... As outras coisas estamos guardando pra futuras viagens.
sábado, 17 de maio de 2008
Suíça
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Fala Gus!!! Cara, estou de volta para o Brasil... muito bacana ver seus roteiros pelo blog. Mande um beijo para a Claudinha e nos esbarramos em sampa no futuro. Abraços, Yamada e Maysa.
Meu Deus, que pique! Clôd e Gustavo, estão de parabéns, caramba, quanta coisa vocês já viram. Que delícia! E olha que não está nem na metade da viagem. Quanto forem para França, queremos mais detalhes! Brincadeira! Soube que passaram frio em Londre (viu Gus, como a Clau tinha que levar aquelas roupas de frio) mas devem ter aproveitado bastante também. Por aqui continuamos acompanhando o roteiro e com saudade!
Um beijo grande
Mary e Adriano
GUS!
Aqui eh o Tommy. Cara, esta é minha última semana na MONITOR e embarco na sexta pra Espanha! Cara, qual o roteiro q vc tá seguindo??? De repente, nos encontramos por aí!
Gde abraço
TOMMY
Aliás, se te ajuda, o meu roteiro é:
- Dia 31/05 ao dia 15/6 - Espanha (15 dias de carro saindo de Barça indo pelo litoral e depois subindo a Madri
- Dia 15/6 ao dia 25/6 - Vienna, Bratislava, Cracóvia e Budapeste (roteiro baladas)
- Dia 25/6 ao dia 2/7 - Paris e algum roteiro q decidir pelo caminho.
Abs!
Tommy
Postar um comentário