Depois de Genebra, queríamos conhecer os Alpes Suíços. E pra isso não nos contentamos com nada menos que o Mont Blanc, o maior pico da Europa. Fica na divisa entre Suíça, Itália e França, e a cidade mais perto é Chamonix. Chamonix é uma ponta francesa enfiada na Suíça. Literalmente. O trem pra lá parte da Suíça, passa por uns vilarejos na França e termina em outra cidade Suíça. Ou seja, é praticamente uma invasão francesa no território suíço. Portanto conheceríamos os Alpes suíços fora da Suíça.
O trem sai de Genebra numa estação secundária, menos utilizada. Quando chegamos lá, a surpresa. Será que era lá mesmo? Era uma estação fantasma, completamente quebrada. Parecia abandonada. E só pra completar, nem uma viva alma pra pedirmos informações. Na dúvida, e sem ter muita alternativa anyway, decidimos esperar...
Era lá mesmo. Com a pontualidade dos relógios suíços o trem chegou e saiu, exatamente no horário. Ufa...
O problema é que tínhamos comprado a passagem mais barata, e tínhamos que trocar de trem em cidades pequenas. Normalmente, sem problema. Só que dessa vez, não tinha ninguém que falasse inglês decentemente. Como nosso francês também se limita a um reles "Bon Jour", o resultado foi um trem de Babel. Na troca de trens, chegamos a descer na estação errada, mas o motorista (sacanagem seria chamar de maquinista) viu nossa confusão óbvia e veio ajudar.
Fora esses pequenos percalços, a viagem foi fantástica. A cada momento os Alpes mais próximos, dando pra ver mais neve. Sessão fotos, pra delírio (ou descaso) dos nativos que pegavam o trem todo dia...
Chegando na cidade, direto para o hotel... Hotel??? Pois é, não achamos albergue. A cidade é pequena demais, turística demais. Só que só pra turistas chiques. Mas não faz mal. Dormir num hotelzinho confortável, sem a preocupação de trancar todos os pertences toda noite é bem bom. A velha história de dormir com o bode, dormir sem o bode...
A cidade é meio chiquezinha, faz as vezes de veraneio (inverneio???) para suíços e franceses, que vão pra lá esquiar e curtir o clima das montanhas. Nas palavras da Claudinha: "A cidade é mega fofis, tudo florido, bem arrumadinho. Pra qualquer lugar que olhávamos, lá estavam os Alpes ao fundo..."
Sendo o grande programa da região obviamente os Alpes, sem delongas embarcamos em um bondinho até o topo. Caaaaro que até dói, 38 euros por cabeça. Pelo menos subia bem, primeiro pra uma estação intermediária antes da subida final. No final, chegamos a quase 4.000 metros, partindo de +- 1.000. Valeu.
Parecia que estávamos dentro de um quadro. Apesar de já não ser inverno ainda tinha bastante neve. E lógico que rolou uma guerrinha de neve... Bronco vs bronca... He, he, he....
Quem será que ganhou?
Ficamos bastante tempo admirando aquela paisagem de quebra-cabeças de 3.000 peças. Mesmo que fosse feio, íamos olhar por muito tempo... Depois da facada, tínhamos que amortizar os 38 euros... Coleção de escorpião no bolso!!!!
Lá no alto, o público delirou! Tivemos até que posar de modelos. Finalmente o talento foi reconhecido!!! É isso mesmo, um grupo de chineses pediu pra gente se beijar para tirarem uma foto. Acho que acharam romântico, mas não têm o costume de se beijar em público.
Tava beeeeem frio!!! E a Claudinha noção-zero de papete!!!! Se bem que frio no pé é coisa de mocinha mesmo. He he he. De qualquer forma, nunca um chocolate quente caiu tão bem... Assustados com o frio, aproveitando a promoção de troca de estação e já se preparando pro frio da Inglaterra (próximo destino), a Claudinha comprou um casacão e um casaquinho (só 30 euros os dois juntos).
À noite compramos queijos diversos e um vinho para comermos no quarto. Afinal, precisavamos aproveitar o hotel e as comidas típicas dos Alpes! Valeu o passeio. Foi uma bênção!!!!!!
terça-feira, 27 de maio de 2008
Congelando nos Alpes
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Oi galera, a mama e eu resolvemos mandar uma message coletiva! Que delícia essa ida aos Alpes! He he he! E os euros não importam nesses momentos ... A sogrinha está perguntando por que só tem fotos da Clôd e não do genro preferido em segundo lugar (brincadeirinha! esse comentário foi da Mary). Bueno, mandem notícias, queremos saber onde vocês estão. Beijos
Mama e Mary
Nossa, mas nos alpes é tudo assim caindo de lado. Claudinha, como você consegue ficar em pé com o mndo assim de lado?
Estamos aqui em Olinda, seu pai, minha mãe e Amandine e demos uma parada para fuxicar um pouco da viajem de vocês por ai.
Postar um comentário